sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pearl Jam - Jeremy

Estou viajando hoje para minha terra, encontrarei amigos e lá vou relembrar de bons tempos de outrora, num período onde eu ainda estava me familiarizando com músicas de maior qualidade, tendo contato direto com nomes realmente importantes dentro do rock 'n roll, e numa dessas minhas descobertas, por volta de 1994, tive contato pela primeira vez com essa banda. Peguei aquele álbum estranho, de capa meio vermelha, com várias mãos erguidas lá no alto, simulando uma saída de bola de uma partida de basketball, e fiquei curioso, mas ainda assim não o ouvi. Dias depois, justamente graças a um amigo, fiquei sabendo que aquele álbum se tratava de um dos mais geniais álbuns da década de 90, seguramente hoje, um dos mais geniais do rock, em todos os tempos (inclusive eu o coloco no meu Top 5 de todo o rock 'n roll, desde a década de 50 até hoje, sem pestanejar), falo do Ten, de 1991, álbum de estréia do Pearl Jam.
Fui ouvindo as canções, e me apaixonei por Oceans, aquela faixa mais calma, com menos ruídos, pois ainda me chocavam os riffs mais pesados, daí ouvi mais um pouco e também gostei da Alive, mas guardei o disco e não mais tive contato com o mesmo.
Durante um tempo passei a ouvir outros sons, dentro de uma linha mais progressiva, foi justamente onde conheci o Pink Floyd e, sempre que tinha oportunidade, também ouvia Beatles (que já tinha sido aceito pelos meus ouvidos desde criança, graça ao meu pai), fazendo com o que o Pearl Jam fosse perdendo o espaço remoto que havia conquistado. Mas por volta de 1997 pra 1998, comecei a ter mais interesse em outros tipos de som, algo mais "sujo", mais aguerrido, mais próximo daquela fase na qual eu me encontrava como pessoa, e enfim o álbum Ten me foi apresentado de verdade, me fazendo sentir ódio por ter aquela obra-prima dentro de casa, desde sempre, e jamais ter lhe dado a atenção merecida. Black, Even Flow, Garden, Why Go, Once, Jeremy, enfim, canções que foram meus hinos por cerca de três ou quatro anos consecutivos, sendo obrigatoriedade ouvi-las, junto às canções dos demais álbuns, diariamente, me fazendo buscar cada vez mais informações sobre a banda, suas origens, curiosidades, influências, até formar dentro de mim o conceito que tenho até hoje, e vos passo com a maior a segurança que já tive desde que comentei algo aqui nesse blog:

O PEARL JAM É, DENTRO DO ROCK, A MAIOR BANDA AMERICANA DE TODOS OS TEMPOS!



At home
Drawing pictures of mountain tops
With him on top, lemon yellow sun
Arms raised in a V
The dead lay in pools of maroon below

Daddy didn't give attention
To the fact that mommy didn't care
King Jeremy the wicked
Oh, ruled his world

Jeremy spoke in class today
Jeremy spoke in class today

Clearly I remember
Picking on the boy
Seemed a harmless little fuck
Oh, but we unleashed a lion
Gnashed his teeth
And bit the recess lady's breast
How could I forget?
And he hit me with a surprise left
My jaw left hurting
Oh, dropped wide open
Just like the day
Oh, like the day I heard

Daddy didn't give affection, no
And the boy was something
That mommy wouldn't wear
King Jeremy the wicked
Oh, ruled his world

Jeremy spoke in class today
Jeremy spoke in class today
Jeremy spoke in class today

Try to forget this... (try to forget this)
Try to erase this... (try to erase this)
From the blackboard

Jeremy spoke in class today
Jeremy spoke in class today

Nenhum comentário: