terça-feira, 5 de maio de 2009

Metallica - One

Ainda dentro da temática das guerras, porém saindo do Hard Rock e voltando ao bom e velho Heavy Metal, vos trago outra banda pela qual tenho um carinho gigante.
O Metallica, creio eu, seja uma das bandas clássicas do rock mais criticadas, pelas suas inúmeras tentativas de inovar, e a prova disso está nas mudanças que surgiram nos começo de algumas décadas, como no começo da década de 90 e no começo dessa em que estamos.
Essa canção é da fase em que eles eram bem mais preocupados em serem virtuosos, mais focados dentro do Heavy Metal tradicional e menos preocupados com o mercado Pop.
O disco que a contém é o …And Justice for All, de 1988, considerado o maior clássico dessa fase do grupo.
One já se inicia com tiros pra todos os lados, barulho de explosões, e tem sua sonoridade de forma bem progressiva, aonde a agressividade vai ganhando cada vez mais espaço, simultânea as informações que são passadas na própria letra.
Eu, particularmente, gosto quando os pedais duplos do Lars começam a fazer uma marcação que convida você a ser um tradicional headbanger, e depois faz você se entregar ao solo desconcertante do Kirk, levando-o no final, aos versos mais fortes, cantados pelo James.
Realmente uma canção que fica difícil de ser batida, até mesmo pelo próprio Metallica, nos quesitos propostos por ela mesma.
O show foi em 1989, em local não conhecido por mim, e a banda ainda contava com a presença importantíssima do Jason, no baixo.



I can't remember anything
Can't tell if this is true or dream
Deep down inside I feel to scream
This terrible silence stops me

Now that the war is through with me
I'm waking up, I cannot see
That there's not much left of me
Nothing is real but pain now

Hold my breath as I wish for death
Oh please God, wake me

Back in the womb it's much too real
In pumps life that I must feel
But can't look forward to reveal
Look to the time when I'll live

Fed to the tube that sticks in me
Just like a war-time novelty
Tied to machines that make me be
Cut this life off from me

Hold my breath as I wish for death
Oh please God, wake me

Now the world is gone I'm just one
Oh God help me hold my breath as I wish for Death
Oh please God, help me

Darkness imprisoning me
All that I see: absolute horror
I cannot live
I cannot die
Trapped in myself
Body's my holding cell

Landmine has taken my sight
Taken my speech
Taken my hearing
Taken my arms
Taken my legs
Taken my soul
Left me with life in Hell

Um comentário:

Otávio disse...

Essa música é muito fodona, ela e Fade to Black são minhas preferidas do Metallica. Em 98 acho que era só o que o eu ouvia, foi na época que comprei todos os cds (tinha sido lançado até o Reload na época). Depois parei mais, descobri outras coisas que me tocaram mais, mas o guardo com carinho meus álbuns do Metallica.