domingo, 31 de maio de 2009

Fleet Foxes - Mykonos

Mais outra grande surpresa pra mim, nesse ano de 2009, e que surpresa!
Conheci essa banda de Seattle, no blog de meu amigo Otávio, e logo no primeiro impacto já senti aquele frio na barriga, como sentira ao descobrir coisas como Beirut, Midlake e The Decemberists, sons que trazem um folk mais contemporâneo, mesclado a um soft rock, e no caso do Fleet Foxes, pelo que li, eles possuem uma influência barroca em suas canções, o que é, de certa forma, perceptível em quase todo álbum, aliás, único álbum, o maravilhoso e homônimo Fleet Foxes, de 2008.
Enfim, uma banda jovem, madura, influenciada pelas raízes da boa e eterna música erudita.
Aguardo ansiosamente pelo próximo disco, e enquanto isso, me divirto ouvindo o primeiro álbum, além dos dois EP's que também são espetaculares.



The door slam loud and rows up a cloud of dust on us
Footsteps follow, down through the hollow sound, torn up

And you will go to Mykonos
With a vision of a gentle coast
And a sun to maybe dissipate
Shadows of the mess you made

How did any holes in the snow tipped pines, I find
Hatching from the seed of your thin mind, all night?

And you will go to Mykonos
With a vision of a gentle coast
And a sun to maybe dissipate
Shadows of the mess you made

Brother you don't need to turn me away
I was waiting down at the ancient gate

You go
Wherever you go today
You go today

I remember how they took you down
As the winter turned the meadow brown

You go
Wherever you go today
You go today

When I walking brother don't you forget
It ain't often that you'll ever find a friend

You go
Wherever you go today
You go today

3 comentários:

Felipe Medeiros disse...

Okay, bom som. Só acho que o conceito de genialidade tá precisando de uma schopenhaurizada...

by Nando Oliveira disse...

Fodam-se os conceitos, principalmente aqueles que tentam restringir demais uma designação. Pra mim, dentro dos meus conceitos, eles foram geniais no primeiro álbum.

Felipe Medeiros disse...

Nando, falava que a genialidade é concreta, ela se dá no momento em que o sujeito confronta sua intenção com a materialidade do objeto (as guitarras, a melodia, as composições). Acho que sua força reside num rigor que combine sensatez de escolhas, logo matérias fundamentais como concisão, fermentação de idéias e a eventual seleção das mesmas. Acho que numa resenha ou indicação é sempre melhor expor um sentimento, um recorte de imagem gerado em você, como no post do Ramones (talvez o melhor para mim), de modo mais desenvolvido, quando possível. Porque esse post me pareceu mais compilação, o que é válido, claro, para a proposta de introdução aos leitores ainda não familiarizados com um determinado tipo de som. Enfim, disse brincando sobre sentir falta de algo mais teu, entende? Algo mais confrontado, sacudido e tragado em filtro escuro.